A origem do Cosmopolitan ainda hoje é disputada. Crê-se que a bebida que hoje conhecemos como Cosmopolitan deriva de criações independentes de diversos barman’s por volta dos anos 70’s. è no entanto reconhecido que John Caine levou a bebida da zona oeste para São Francisco por volta de 1987. No mesmo ano em Manhattan, a receita hoje reconhecida internacionalmente aparece como uma criação de Toby Cecchini embora como reconhecimento de uma adaptação da bebida confeccionada por Cheryl Cook.
A mais comum historia respeitante às origens do cocktail está ligada a reconhecida bartender Cheryl Cook de South Beach, Florida . Bastante gente considera que se trata de uma personagem mítica mas isso não corresponde à verdade. Numa entrevista dada à uns anos a mesma reconhece que explorou diversas texturas e sabores para dar resposta à enorme quantidade de pessoas que pediam martinis apenas por se gostarem de ver com o tradicional copo de cocktail na mão.
-“é nisso que se baseia o Cosmopolitan,…” – referiu
Na sua receita original de nome "Absolut Citron” acrescentou um pouco de Triple Sec, e suco de rosa lima e Cherry Brandy para a tonalidade rosa e fresca do cocktail.
Existem hoje diversas formas de preparar este cocktail, a versão que poderá provar a partir deste fim-de-semana no TIME OUT BAR baseia-se exactamente nessa versão original.
O Cosmopolitan cocktail ganhou popularidade no inicio dos anos 90’s. Teve como veiculo dessa popularidade o programa televisivo SEXO E A CIDADE onde Sarah Jessica Parker's aliás a sua personagem Carrie Bradshaw, tinha por habito pedir este cocktail quando saía com as suas amigas. Passou assim a ser uma éspecie de marca registada da mulher jovem, independente e citadina.
Não foi apenas a televisão que imortalizou o cocktail, a Demeter Fragrance Library criou uma água de colónia com o cheiro idêntico ao Cosmopolitan cocktail e deu-lhe esse mesmo nome Cosmo
Time Out Bar, um local autêntico, momentos de grande prazer.